sábado, 17 de novembro de 2012

Do que é feito um Sommelier de Cervejas?

O mercado brasileiro de cervejas especiais está em alta. Ou melhor, está em crescimento, para um dia estar em alta. Esses mercados em ascensão são, muitas vezes, vistos como meras modinhas passageiras e, o que é pior, como oportunidade para se fazer ganhos fáceis. Em um momento em que se fala tanto de cervejas especiais, pipocam especialistas e publicações especializadas. Contudo, existem dois profissionais que são, realmente, especialistas em cerveja: o Mestre-Cervejeiro e o Sommelier de Cervejas. Sobre o primeiro, falarei em outra postagem. O assunto hoje é o segundo profissional: o Sommelier de Cervejas.

Mas, afinal, do que é feito um Sommelier de Cervejas? Qualquer um pode ser um Sommelier de Cervejas?

O Sommelier de Cervejas é o profissional especializado na comunicação entre o cervejeiro e o consumidor e, a rigor, qualquer um pode ser um Sommelier de Cervejas (ou Biersommelier). Qualquer um desde que tenha formação específica para tal. Em primeiro lugar, é necessário gostar muito do mundo cervejeiro. Mas só isso não basta.
O Sommelier de Cervejas adquire, em sua formação, conhecimentos teóricos e práticos sobre a história da cerveja, sua relação com a saúde humana, hábitos e psicologia de consumo, o processo de produção de cervejas, o serviço em restaurantes e estabelecimentos, degustação, estilos de cerveja e até harmonização gastronômica. A todos esses conhecimentos, some-se a capacidade de comunicação, que deve ser precisa, correta e acessível, adequada ao público.

Um último ingrediente

Mas ainda falta um ingrediente fundamental para se ter um Sommelier de Cervejas: Ética. Como lidamos com bebidas alcoólicas e, além disso, com um produto a ser comercializado e consumido por inúmeras pessoas, a Ética é fundamental. Sem ela, a cultura cervejeira perde seu valor, suas origens e torna-se sem sentido. Sem ela, a valorização de hábitos conscientes de consumo é deixada de lado. Sem ela, o mercado de cervejas especiais corre, sim, o risco de converter-se em moda passageira, em uma "bolha" que um dia estoura.
Estima-se que hoje tenhamos cerca de 500 profissionais Sommeliers de Cerveja no Brasil, com a previsão de que, em 2014, esse número chegue aos mil. Além disso, existem instituições reconhecidas que oferecem a formação, como o Senac-SP e a Associação Brasileira de Sommeliers-São Paulo (ABS-SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário